SISTEMA ALIMENTAR | Pensando (em círculos) a inovação

Andar em círculos significa não sair do lugar. A provocação “em círculos”, entretanto, no contexto proposto, consegue ser bastante radical. Para muitos especialistas, cientistas, empresas e governos a saída mais plausível para praticamente todos os grandes dilemas do mundo hoje é a ECONOMIA CIRCULAR. Onde é então, que CIRCULARIDADE, INOVAÇÃO e SISTEMAS ALIMENTARES se conectam?

Veja esse exercício; googlear por imagens sobre “FOOD SYSTEM” (precisa ser em inglês, não adianta pesquisar em português, só vem dietas e pirâmides nutricionais). A pesquisa traz uma variedade de infográficos, coloridos, entrelaçados e pelo geral com predomínio de formas CIRCULARES. [Googlear, nos permite acessar a algo assim como uma “amostra” do que a maioria dos internautas, que fala essa língua, entende, em imagens, por aquela frase que estamos pesquisando]

Curiosa constatação a CIRCULARIDADE. Especialmente em pleno “absolutismo” do LINEAR: sistema produtivo reinante, modelo econômico global graças ao qual a produção que mais aumenta no mundo é a de poluição. Como assim? Se a interdependência circular é inerente ao SISTEMA ALIMENTAR, por que é que os percursos típicos “produção – consumo” respondem massivamente ao caminho LINEAR que transita “do recurso natural ao lixo” praticamente sem censura?

Gosto demais desse vídeo que recomendo para explicar várias das questões aqui levantadas. Além de abordar como ninguém o conceito de ECONOMIA CIRCULAR, traz luz e possibilidades. O escolhi entre outros porque consegue tratar um assunto, para lá de complexo e controverso, com linguagem simples, clara e magnética, que faz valer cada minuto. Os exemplos apresentados são diferentes do universo ALIMENTAR. Ou seja, um convite para a CRIATIVIDADE coletiva voar. São vários milhares de profissionais incríveis nessa rede, mobilizados trabalhando ativamente com esse mesmo propósito: inovar para atingirmos circularidade no sistema alimentar: Nutrição, transparência, equidade, sustentabilidade em todas suas dimensões. Conceitos circulares, acabam e um modo ou outro, respondendo a todas estas dimensões de interesse humano e portanto VALOR, sempre crescentes. A tecnologia, alavancando cada elo: nano sensores, IoT, blockchain, machine learning, nada disso é ficão cientifica mais. Extrapolar os conceitos do vídeo, para o universo alimentar, então é conosco!

Desde o espaço que tenho a honra de exercer, trabalho e ensino a INOVAÇÃO EM ALIMENTOS, como um processo que debe ser concebido, desde o inicio na lógica circular. Sempre buscando se aproximar, a cada ITERAÇÃO, o máximo possível do ideal. No limite exponencial, as iniciativas que são inúmeras e já estão em andamento, irão convergir em grandes espirais virtuosas: Um sistema alimentar circular abundante, em que todos os atores do ecossistema produtivo tem seu papel, relevante e interdependente.

Pertenço à turma dos que acredita que uma boa parte dessa revolução depende de nós. Um dia então, sem decair no ritmo e somando paixões, chegamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *