Zona de conforto a zona do incômodo, saiba por que.

Cada vez mais ficar na zona de conforto está deixando as pessoas  incomodadas.

E você, já sentiu isso? Que tal fazermos um teste.

Feche os olhos e lembre-se da última vez que sentiu realização por uma conquista no trabalho. Reviva as sensações logo após isso acontecer? Energia, vitalidade, leveza. Queremos é mais, não é mesmo?

Pois é, “conquista” é aquilo que deu certo graças a termos abandonado transitoriamente a zona de conforto.

É claro que relaxar no espaço do conhecido não é ruim, é preciso também. O único problema é que o mundo ficou rápido demais. Ficar à margem sempre é um risco muito grande. É por isso que conforto demais deixa as pessoas incomodadas.

O “incômodo” do conforto…

Beleza, e onde entra a Indústria de Alimentos e Bebidas nessa história toda?

Justamente, trata-se de um espaço que chama para transformações urgentes (pessoas pedem, mercados reagem). O setor industrial de Alimentos, fundamental para o Brasil, tem permanecido perigosamente “estático” em termos de inovação estes últimos anos.

E movimentação precisa a energia de gente. Quem sabe não é você?

Olha só, o tamanho de algumas das “encrencas” que requerem de criatividade e ação urgentes nesse setor.

  • Consumidores se sentindo enganados ou desinformados
  • Regulações em permanente atualização paralisam a indústria
  • Saúde, bem-estar e sustentabilidade ambiental na corda bamba
  • Produtos, processos, ingredientes, logística, pessoas e por aí vai. A complexidade nas empresas não tem fim
  • Fake News sobre alimentos processados ou aditivos dos mais diversos

Alimentos é sem dúvidas um espaço empolgante para quem curte desafios e um absoluto tormento, para quem não compartilhar dessa vocação.

Com mais de vinte anos de experiência de gestão estratégica na Industria de Alimentos e Bebidas, converso com muitas pessoas e sei o quanto, indivíduos preparados e motivados podem contribuir para mudar esse senário.

Conheço e admiro profissionais brilhantes se perguntando, como evoluir suas carreiras. Qual caminho tomar? Quais ações encarar no seu contexto específico com menor risco e maior potencial de impacto no presente laboral e o futuro profissional?

Eles ficam paralisados perante o tanto de rotas possíveis, todas apontando ao desconhecido. O “conforto” em suas atividades presentes os incomoda. As incertezas criam neles, curiosidade.

A minha recomendação é, antes de mais nada olhar em volta:

  • Olha onde os grandes investidores como Bill Gates ou Jeff Bezzos estão colocando as suas fichas
  • Olha o Brasil e a sua cadeia produtiva do alimento respondendo por mais do 20% do PIB do país. Com um 40% do crescimento da produção de alimentos projetada até 2050 vindo daqui.
  • Olha a Natureza. Vida é equilíbrio e evolução. Equilíbrio é saúde. Saúde precisa de nutrição. Nutrientes vem da natureza. E a Natureza está ai com lições, claras, ancestrais, que vem sendo validadas há mais de 3.8 bilhões de anos!. Alimentação com sabedoria ancestral é chave de futuro também!

 

Empregos podem estar em queda sim. Agora, trabalho; não vejo como poderíamos ficar sem. Enquanto houver desafios do tamanho do mundo e pessoas precisando comer, trabalho sempre haverá.

Vale lembrar que para participar disso tudo, é preciso desligar o piloto automático, sair do “obvio”. E fazer diferente dói. Tem ainda o pedágio da procrastinação embutido, então fazer diferente além de não ser moleza pode ser mais demorado no início.

A EXCELENTE NOTICIA é que dá para acelerar o processo sem cair e se machucar. Dá para iniciar uma nova jornada sem precisar abandonar o seu emprego ou chutar o pau da barraca do seu negócio de consultoria ou fechar a sua empresa de alimentos.

As transformações já estão em andamento, podemos não ver muito mas vem e vem com força.

Não importa se você está empregado ou atua como prestador de serviços independente. Você já está inserido num setor em completa disrupção com potencial de crescimento exponencial.

Carreira precisa ser (se não foi até agora) uma escolha sua. E por isso, em tempos de volatilidade, incertezas e mudanças permanentes, ficar confortável por tempo longo demais, no setor que você quer prosperar, precisa acender o alerta do incômodo. Isso é saudável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *